Dia da saudade: 3 estratégias para trazer seu ex-cliente de volta 

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Quer saber como você pode aproveitar o Dia da Saudade no seu negócio? Confira essas estratégias que separamos para você. 

Em meio ao movimentado calendário varejista, as datas sazonais são oportunidades, e uma das primeiras datas do ano é o Dia da Saudade, 30 de janeiro. Se você, como lojista, está decidido a fazer deste ano um marco de crescimento exponencial nas vendas, este post é para você. 

Neste conteúdo exploraremos alguns insights práticos sobre como utilizar o Dia da Saudade para impulsionar suas vendas. Se você quer aumentar seus lucros e aproveitar todas as datas para impulsionar o seu negócio, então você está no lugar certo! Aqui no blog da Hayamax, trazemos semanalmente dicas de como você pode faturar ainda mais no seu negócio. 

Quer saber mais? Continue a leitura e tome nota das estratégias que separamos para potencializar o seu empreendimento. 

O que é um cliente inativo?

Image Drobot Dean on Adobe Stock

Antes de mergulharmos nas estratégias, é muito importante que você entenda os perfis de clientes, para que assim você possa tomar decisões e comece a traçar estratégias para captar cada tipo de cliente. Mas, lembre-se de que, os perfis podem variar de acordo com nicho de negócio

Para isso, imagine que você é proprietário de um estabelecimento de cuidados pessoais, e acabou de receber a visita de alguns clientes, que realizaram compras e partiram.   

Assim, devemos ter conhecimento de que todo cliente que compra e vai embora, automaticamente, ele se torna inativo. Porém, o modo com que ele retorna se distingue entre os mais variados perfis.  

Suponhamos que, com o passar dos dias, você observa que alguns desses clientes retornaram, porém, em períodos diferentes:   

  • Alguns dos clientes retornou para outra compra antes dos 15 dias. Estes clientes são classificados como “Cliente Lovers”, por demonstrarem forte afinidade com sua marca.  
  • Os clientes voltaram 30 dias depois, são considerados “Clientes ocasionais”.  
  • E um deles não apareceu novamente em 60 dias. Esse, portanto, é caracterizado como “Clientes perdidos”.  

Acredito que agora esteja mais fácil compreender os principais perfis de clientes, não é mesmo? Partindo desse entendimento, listamos a seguir algumas estratégias para você aplicar e começar a reconquistar seus ex-clientes. 

1. Se planeje 

O planejamento é a parte mais crucial para o sucesso de qualquer negócio. Pensando especificamente no dia da saudade, você como lojista deve definir os objetivos, identificar seu público-alvo e criar um plano de ação. Isso pode incluir a seleção de produtos específicos, definição de descontos ou ofertas especiais e a criação de conteúdo de marketing personalizado.  

Exemplo prático:  

  • Você pode realizar uma análise do histórico de vendas do Dia da Saudade de anos anteriores para identificar padrões e preferências dos clientes.  
  • Com base nesses insights, você pode selecionar produtos populares para promoções especiais. Mas atenção, garanta que haja estoque suficiente para atender à demanda prevista.
  • O planejamento deve envolver a definição de canais de divulgação, como redes sociais, e a criação de materiais promocionais, como banners e e-mails, com antecedência. 

2. Crie campanhas para o Dia da Saudade

Desenvolver uma campanha específica para o Dia da Saudade é uma maneira eficaz de atrair a atenção dos consumidores. Isso pode incluir uma seleção de produtos relacionados à nostalgia, ou até mesmo a criação de campanhas que tem como objetivo engajar o público, ressaltando a importância de recordar momentos especiais.  

Exemplo prático:  

  • Uma loja de eletrônicos pode criar uma campanha temática, promovendo itens retrô que lembrem do passado, como por exemplos, jogos que foram sucessos antigamente.  
  • Uma estratégia adicional seria promover uma campanha visando a participação ativa e envolvimento do seu público-alvo. Propor um desafio que os incentive a compartilharem suas experiências mais marcantes. Com isso, você pode oferecer um prêmio para a melhor história.  

3. Incentive o seu cliente a voltar 

Fidelizar clientes é tão importante quanto atrair novos. E o Dia da Saudade, é uma excelente oportunidade para reforçar o relacionamento com os consumidores já existentes, oferecendo incentivos especiais para voltarem à loja.  

Exemplo prático:  

  • Colocar em prática programas de fidelidade. Você pode oferecer desde pontos extras ou até mesmo descontos exclusivos para os clientes que realizarem compras no Dia da Saudade. Vale destacar que muitas empresas têm implementado essa estratégia por meio dos cashbacks
  • O envio de e-mails personalizados, visando atrair clientes inativos para voltar a comprar neste dia também é uma ótima estratégia. Neste sentido, você pode oferecer cupons de desconto para futuras compras ou até mesmo compras realizadas no Dia da Saudade. 

Como a Hayamax distribuidora pode ajudar o meu negócio?

Portanto, para envolver e manter a atenção do público, todas as estratégias são bem-vindas! Assim, explore a data e tire o máximo proveito das oportunidades proporcionadas pelas datas sazonais. 

Aqui na Hayamax, estamos sempre buscando maneiras de ajudar o seu negócio, seja com campanhas, dicas de negócio ou até mesmo por meio de sugestões. E no Dia da Saudade não poderia ser diferente. 

Quer saber o que preparamos para o seu negócio? Acesse nosso site ou, se preferir, entre em contato com um de nossos consultores e aproveite os descontos especiais.

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