Conheça os diferentes tipos de pilhas e saiba como utilizar corretamente

Pilha alcalina, de zinco-carbono, auditiva, especial ou recarregável? Saiba em qual situação utilizar e as principais diferenças.  

Cada dia que passa, as tecnologias avançam rumo a uma era cada vez mais digital, proporcionando comodidade para nós em muitos aspectos. No entanto, hoje vamos nos concentrar em algo que está presente há anos em nossa sociedade e é indispensável para muitas situações do nosso cotidiano: as pilhas.  

Fundamentais para ligar a televisão com um controle remoto, permitir que as crianças brinquem e se divirtam sem a necessidade de uma fonte de alimentação externa, e também para utilizar uma variedade de dispositivos eletrônicos, como calculadoras, relógios e lanternas.   

Apesar de pequenas, as pilhas trazem uma grande comodidade e praticidade para a nossa vida moderna. É inegável que elas são populares e indispensáveis, e pensando nisso, no blog de hoje, vamos explorar alguns tipos de pilhas comuns em nosso dia a dia, bem como os principais aparelhos para utilizá-las com consciência e de maneira correta.  

Pilha alcalina 

As pilhas alcalinas é um tipo comum, sendo amplamente utilizada em nosso cotidiano. Uma de suas principais vantagens é a vida útil mais longa em comparação a outros tipos de pilhas. Isso significa que utilizar as pilhas por um período maior de tempo torna-se uma escolha prática e econômica.

Além disso, diversos dispositivos eletrônicos, como controles remotos, brinquedos eletrônicos, lanternas, rádios portáteis, câmeras digitais e muitos outros, são adequados para as pilhas alcalinas. 

Ainda se tratando das alcalinas, as pilhas AAA (palito) e AA (pequena) se destacam como modelos mais populares.  

As pilhas AAA são menores e geralmente possuem uma capacidade de armazenamento de energia menor do que as pilhas AA. Apesar disso, dispositivos eletrônicos menores, como controle remoto, relógios, calculadoras e alguns brinquedos, frequentemente utilizam essas pilhas.  

Por outro lado, as pilhas AA são maiores se comparado as pilhas AAA e, por isso, costumam ter uma vida útil mais longa. Dispositivos que exigem mais energia, como lanternas e câmeras digitais, geralmente utilizam essas pilhas. 

Além desses modelos, dispositivos mais robustos que requerem mais energia podem utilizar as pilhas alcalinas C, D e 9V, que são mais potentes.

Pilha de zinco-carbono

Já as pilhas de zinco-carbono é um tipo primário, e amplamente utilizada em dispositivos eletrônicos. Sendo assim, as pilhas do tipo D e as baterias 9V são dois exemplos específicos de pilhas de zinco-carbono.  

As pilhas de zinco-carbono do tipo D são maiores do que as pilhas AA e AAA e, portanto, possuem uma capacidade maior de armazenamento de energia. Sendo frequentemente utilizadas em dispositivos eletrônicos como lanternas de grande porte, rádios portáteis, brinquedos de maior porte, e outros.  

Já a bateria 9V, também conhecida como bateria blocada, possui um formato retangular e uma saída de tensão de 9 volts. Frequentemente usada em dispositivos eletrônicos como detectores de fumaça, alarmes, equipamentos de áudio e em instrumentos musicais eletrônicos, como guitarras e sintetizadores.  

Pilha auditiva 

As pilhas auditivas, também conhecidas como pilhas de aparelho auditivo, têm a finalidade de fornecer energia para o aparelho. Elas possuem dimensões pequenas e geralmente apresentam formato cilíndrico. Os tamanhos mais comuns são 10, 312, 13 e 675. 

O principal componente dessas pilhas é o zinco, que permite o fornecimento de energia suficiente para que o aparelho auditivo funcione por várias semanas ou meses, dependendo do modelo e do uso.  

Pilha especial 

Por outro lado, na categoria de pilhas especiais, podemos citar os tipos moeda e botão, que são encontradas em dispositivos eletrônicos pequenos e compactos, como relógios, calculadoras, termômetros digitais e balanças portáteis.  

Essas pilhas geralmente têm uma forma circular ou oval, e são bem finas, como moedas ou botões, daí o seu nome. 

Pilha recarregável 

E por fim, as pilhas recarregáveis é uma alternativa mais econômica e ambientalmente amigável. Sendo projetadas para serem reutilizadas, elas podem ser recarregadas centenas de vezes, antes de serem substituídas.   

Amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos, como câmeras, consoles de jogos portáteis, mouse, teclado e entre outros. E elas também podem ser usadas em aplicações profissionais, como ferramentas elétricas, equipamentos médicos e sistemas de energia renovável.  

Mas qual tipo de pilha escolher? 

A escolha é um fator importante, pois cada dispositivo necessita de um tipo de pilha, garantindo assim que ele funcione de maneira correta e eficiente.   

Usar pilhas erradas pode resultar em danificações do dispositivo. Por exemplo, usar uma pilha de zinco-carbono em um dispositivo que requer uma pilha alcalina pode resultar em uma vida útil reduzida da pilha e até mesmo acarretar possíveis danos ao dispositivo.  

Além disso, é importante reciclar as pilhas usadas, evitando assim a contaminação do meio ambiente. Por possuir metais pesados, as pilhas podem ser prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente se descartados de forma incorreta.   

E não podemos negar que elas trazem conveniência e praticidade, e é indiscutível que são populares e indispensáveis na vida moderna.   

Pensando nisso, o time de marcas aqui da Hayamax criou um catálogo completo de pilhas de uma marca que você pode confiar: Toshiba! Quer ver como ficou esse catálogo? Acesse aqui e faça o download do seu catálogo agora mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *