Quer aumentar suas vendas, mas não sabe como? Separamos algumas estratégias de cross selling que podem te ajudar, confira.
Essa estratégia, também conhecida como venda cruzada, pode ser aplicada em todos os nichos e segmentos, trazendo resultados significativos.
Grandes nomes do varejo, como a Amazon, são exemplos claros dos benefícios do cross selling. Em uma pesquisa, o CEO Jeff Bezos revelou que 35% das vendas da Amazon são resultado direto dessa estratégia. Esse dado evidencia o impacto que a venda cruzada pode ter na lucratividade e no sucesso de um negócio.
Pensando em como você pode implementar no seu estabelecimento físico e elevar tanto o ticket médio quanto a experiência de compra dos seus clientes, preparamos este conteúdo com dicas práticas de cross selling para o seu negócio. Quer saber como aplicar essas estratégias ainda hoje? Continue a leitura e transforme suas vendas!
3 dicas de cross selling para o seu negócio
Aqui estão 3 dicas práticas para você aplicar estratégias de cross selling no seu estabelecimento hoje mesmo, independentemente do tipo de negócio. Confira:
1. Posicionamento estratégico dos produtos
Uma das formas mais eficazes de aplicar o cross-selling é através do posicionamento estratégico dos produtos na loja. Por exemplo, colocar pilhas próximas a produtos eletrônicos ou equipamentos que fazem o uso de pilhas é uma maneira inteligente de incentivar a compra adicional. Além disso, posicionar esses itens próximos ao caixa, também aumenta a visibilidade e as chances de compra impulsiva, aproveitando o momento final de decisão de compra do cliente.
2. “O combinado sai mais barato”
Oferecer combos ou kits de produtos é outra estratégia eficaz de cross-selling. Ao agrupar itens que se complementam, como um conjunto de acessórios para violão — por exemplo —, facilita a decisão de compra. Isso mostra ao cliente que os itens selecionados para compra em combo funcionam bem. Essa prática pode ser ainda mais atrativa quando o preço do combo é menor do que a compra dos itens separadamente, criando a sensação de economia para o cliente.
3. Analise as oportunidades
Para que o cross-selling seja realmente eficaz, é crucial analisar cuidadosamente as oportunidades, oferecendo produtos que sejam realmente relevantes para o que o cliente está comprando. Sugestões que não fazem sentido ou que não agregam valor ao que o cliente busca podem ter o efeito oposto, causando frustração e até mesmo desinteresse pela compra. Por isso, entender o comportamento de compra e as necessidades do cliente para oferecer as sugestões certas no momento certo, pode ser o diferencial da sua venda.
Aumente as suas vendas com a parceria certa!
Ao implementar estratégias de cross-selling, seu negócio não só aumenta a lucratividade e se destaca da concorrência, mas também fortalece o relacionamento com seus clientes ao demonstrar cuidado e se preocupar com as necessidades.
E para potencializar ainda mais essa estratégia, contar com uma parceria de confiança é essencial. Ao se tornar lojista parceiro Hayamax, você tem acesso a um portfólio diversificado que inclui produtos de marcas renomadas nos segmentos gamer, de instrumentos musicais, eletrônicos e muito mais. Estamos prontos para ajudar você a complementar o seu mix de produtos e surpreender seus clientes.
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