PDV: 3 estratégias para destacar o seu negócio e vender mais

O PDV do seu negócio está sendo bem aproveitado? Confira 3 estratégias que podem triplicar o faturamento do seu negócio.  

Você sabe que o PDV (Ponto de Venda) é fundamental para o funcionamento de qualquer estabelecimento. Mas será que você está aproveitando ao máximo esse espaço tão estratégico? 

O PDV vai muito além de ser apenas um local de transações. É no PDV que tudo acontece — e os resultados podem ser impactados diretamente no seu faturamento. 

Com consumidor cada vez mais exigente, o que você lojista tem a oferecer além do produto? Neste conteúdo, vamos te mostrar qual a importância de ter um PDV bem estruturado e, claro, te dar dicas práticas para transformá-lo hoje mesmo. Quer sabe mais? Continue a leitura.  

3 estratégias de PDV para implementar no seu negócio  

É no PDV que você pode criar uma experiência única para o cliente, influenciar suas escolhas e fortalecer a presença do seu negócio. Para te ajudar a turbinar o PDV da sua loja, separamos 3 estratégias que você lojista pode aplicar.  

1. Visual merchandising atrativo

A primeira impressão é a que fica! Use o visual merchandising para chamar a atenção e guiar o cliente pelos produtos que você quer destacar.  

Organize seu espaço de maneira estratégica para itens que são mais procurados. Exemplos práticos de como você pode aplicar no seu negócio: 

  • Aproveite datas comemorativas para decorar sua loja e fazer promoções temáticas. Por exemplo, no Natal, organize uma vitrine com produtos em tons natalinos, combinando decorações e luzes que destaquem os produtos em oferta. 
  • Crie ‘zonas’ específicas dentro da loja para diferentes públicos ou interesses. Pode ser uma seção com itens “imperdíveis” logo na entrada, ou um canto exclusivo para promoções relâmpago, que atrai os clientes de volta à loja. 

2. Atração e conversão no PDV

Atração no ponto de venda (PDV) refere-se a estratégias para chamar a atenção do cliente, como a disposição de produtos de uso contínuo. Já a conversão é o processo de transformar essa atração em vendas, facilitando a decisão de compra, como oferecer produtos complementares ou descontos.  

Juntando essas duas estratégias você pode obter um resultado positivo para o seu cliente e para o seu negócio. Exemplos práticos de como você pode aplicar no seu negócio: 

  • Deixar expostos produtos de uso contínuo, como pilhas e baterias no checkout, é uma forma eficaz de aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente. Ao utilizar essa estratégia você desperta no cliente a necessidade de aquisição desse produto. 
  • Se o seu nicho é de instrumentos musicais, você pode colocar cordas e acessórios, como palhetas e afinadores em prateleiras próximas aos PDV, oferecendo desconto exclusivo para clientes que estão levando esses produtos junto com o instrumento. 

3. Experiência interativa 

Ofereça algo além da compra. Que tal um espaço onde o cliente possa testar o produto, interagir com ele ou até mesmo participar de demonstrações ao vivo? Essa estratégia pode criar engajamento e aumenta as chances de conversão. Exemplos práticos de como você pode aplicar no seu negócio: 

Image by bodnarphoto on Adobe Stock
  • Se o seu negócio é do nicho de equipamentos de áudio, você pode oferecer aos seus clientes a possibilidade de testar fones de ouvido ou caixas de som, por exemplo, em uma área preparada com diferentes estilos de música. 
  • Realize demonstrações práticas dos produtos em horários estratégicos, com especialistas prontos para explicar os benefícios e diferenciais. Imagine uma loja de instrumentos oferecendo tutoriais e dicas sobre determinado tipo de instrumento. 

Turbine suas estratégias com produtos de qualidade 

Essas estratégias práticas, com um pouco de criatividade, podem ser adaptadas a qualquer tipo de loja.  

O segredo é estar atento ao comportamento do seu público e encontrar formas de surpreendê-lo no PDV. Agora, que tal começar a implementar essas ideias no seu negócio e transformar o seu PDV em uma experiência de compra inesquecível? 

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