O caminho para o gerenciamento de equipes é longo e demanda muita disciplina, coragem e sensibilidade.
A análise de perfil comportamental é muito importante. Motivar uma equipe não é algo fácil, característica que o profissional possui ou não. Embora muitos gestores tenham habilidades que contribuam com o processo de motivação, há a necessidade de desenvolver outras características essenciais.
Quando o gestor conhece as habilidades comportamentais dos seus colaboradores, ele sabe identificar o que pode ser um estímulo para cada um deles.
Por exemplo, se um funcionário tem um comportamento mais centrado na maneira operacional e não social, é importante oferecer a ele condições estruturais plenas de desenvolver seu trabalho e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades relativas à comunicação.
O gestor também precisa identificar quando a motivação é mais urgente ou fundamental.
Por exemplo, se o final do mês é um período mais difícil em função da correria para o cumprimento das metas, é preciso criar mecanismos que ajudem nesse processo, em vez de pressionar e elevar a tensão de toda a equipe.
Seja você o exemplo da sua equipe
Sua equipe irá muitas vezes seguir o seu exemplo.
Se você deseja uma equipe entusiasmada, seja você o mais entusiasmado.
Seja bem humorado, isso não que dizer que perderá a seriedade quando se trata de assuntos importantes.
Mostre e que competência e bom humor podem andar juntos.
Mantenha atitude positivos
Para gerenciar equipes é preciso ser uma pessoa motivada, a ponto de sua motivação contagiar a outros.
Certifique-se do conhecimento das metas
Tenha certeza de que todos entenderam quais são os resultados que desejam alcançar, pois as pessoas perdem o foco com uma facilidade enorme.
Reconheça e premie
Faça isso com cuidado, pois a intenção é motivar os outros a seguirem o exemplo do homenageado.
Existem inúmeras formas de gerenciar bem uma equipe. Colocamos aqui apenas algumas dicas, mas como gerente você deverá perceber onde podem melhorar juntos.