E-commerce: compras em um clique seguem em alta

Se nos últimos dois anos as compras online dispararam como consequência do período de pandemia, neste ano os especialistas acreditam que não será diferente. A tendência é que o consumidor continue a fazer compras em um clique, ou seja, ter a facilidade de comprar online e receber em casa.

Essa mudança do comportamento de compra do consumidor talvez fosse impensável se olharmos até 2019, e de certa forma foi uma ascensão rápida. Os consumidores também se adaptaram muito fácil a essa forma de comprar o que pressionou os lojistas também a se adaptarem. Portanto, aqueles lojistas que chegaram a esse ano sem conseguir se adaptar ao online estão muito atrasados e podem prejudicar seu negócio.

Caso seu comércio ainda não esteja online, busque conhecer melhor o comportamento do consumidor e entenda quais os fatores que auxiliam no sucesso de um e-commerce. Como por exemplo as redes sociais, que servem como aliadas para efetivar a compra. Antes de finalizar a compra os consumidores buscam saber mais informações dos produtos e apreços, e são impactados por anúncios que visualizaram através das plataformas.

E, interligado a isso, pensar na comunicação online também é pensar em mobile. Afinal, cada vez mais os celulares são o meio pelo qual as pessoas buscam informações e efetuam suas compras. Portanto, as empresas devem pensar e focar em estratégias que atinjam as pessoas através de seus smartphones em qualquer local que estiverem. Um exemplo básico disso são os sites, não dá para fazer mais sites que só sejam bem visualizados no desktop, pois se o cliente entra no site e não consegue navegar por ele isso o fará perder o interesse.

Por fim, mais do que por qual canal vai se comunicar ou como vai vender, as compras online também se baseiam em experiências positivas. Não deixar que os clientes se frustrem por coisas grandes ou pequenas é evitar que seja gerado uma sentimento negativo dele perante sua empresa. Desta forma, oferecer uma boa experiência é fundamental para engajar o cliente e gerar, indiretamente, novas vendas.


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