Casal olhando vitrine de loja

Quer saber como você pode aproveitar as datas sazonais no seu negócio? Vale a penas conferir essas estratégias.   

A sazonalidade é uma realidade no varejo, que impacta na variação de vendas de acordo com cada época do ano, seja ela eventos sazonais ou datas comemorativas. Dia do frete grátis, Dia das Mães, dia do orgulho nerd e o Dia dos Namorados são algumas das datas que influenciam a forma de compra do consumidor.   

Neste sentido, o varejo enfrenta o desafio de manter as vendas em alta durante todo o ano, e não apenas nos períodos de pico. Afinal, a dependência de apenas algumas épocas pode trazer sérios riscos para a situação financeira de qualquer negócio.   

Mas para lidar com a sazonalidade, é necessário planejamento e estratégia. Confira a seguir o que é a sazonalidade no varejo e veja algumas estratégias que podem ajudar a aumentar as vendas.  

O que é sazonalidade? 

É possível definir a sazonalidade como uma variação temporária na demanda por produtos ou serviços ao longo do ano. Os picos sazonais de demanda podem ser cruciais para a rentabilidade do seu negócio, afetando o fluxo de caixa, o estoque e até mesmo a reputação.  

Sendo assim, conhecer bem as datas sazonais relevantes para o seu setor, planejar com antecedência e estar preparado para lidar com o aumento da demanda são passos fundamentais para aproveitar ao máximo essas oportunidades.  

Como posso aproveitar a sazonalidade no meu negócio? 

Primeiramente, é importante ressaltar que cada negócio tem seu público, e assim, é necessário verificar qual estratégia é a mais adequada para alcançar e engajar o seu público.  

No entanto, abordaremos aqui algumas estratégias que são amplamente utilizadas e podem ser úteis para muitos tipos de negócios.  

A vitrine que atrai atenção

A primeira estratégia é altamente eficaz em chamar a atenção do consumidor e é ideal para criar uma atenção em torno do seu negócio. A decoração de lojas durante festividades como festa junina ou o Dia dos Namorados, por exemplo, pode ser um excelente atrativo para o público.   

Além disso, é possível utilizar a mesma abordagem de forma online, por meio de postagens nas redes sociais com ícones alusivos à data comemorativa. Essa estratégia visual pode ajudar a estabelecer uma conexão emocional com seus clientes e aumentar o engajamento e a visibilidade da sua marca nas mídias sociais.  

Cupom de desconto

Uma das estratégias de vendas mais eficazes e versáteis é a utilização de cupons de desconto. Essa tática pode ser aplicada durante todo o ano, tanto em períodos de alta demanda, como em épocas de baixa procura.  

Os clientes utilizam amplamente os cupons de desconto em datas como o Dia das Mães, mas as empresas podem utilizar essa estratégia em outras ocasiões especiais, como aniversários dos clientes, feriados e outras. 

Oferecer cupons de desconto, pode ser uma excelente forma de fidelizar clientes e promover o incentivo de comprar ou ainda atrair novos consumidores.  

Promoção

Você já deve ter percebido as estratégias de marketing que oferecem “Leve 2 e pague 1” ou “Frete grátis“, não é mesmo? Essas promoções são amplamente utilizadas em diversos períodos do ano e têm como objetivo atrair clientes para a compra de produtos.  

No mês de abril, exceto durante a Páscoa, há uma tendência de menor movimentação no comércio, o que faz com que essas promoções sejam ainda mais comuns. Além disso, a data do “frete grátis, para muitos lojistas acaba se transformando na “semana do frete grátis”, com o intuito de impulsionar as vendas.  

Vale-presente

Por fim, o vale presente é uma ótima opção para quando tem dúvida sobre qual presente escolher para uma pessoa em ocasiões especiais, como, por exemplo, o Dia do Amigo.   

Além disso, o vale presente é uma opção prática que resulta em uma experiência de compra mais fácil, com liberdade de compra e como consequência, acaba se tornando agradável para o presenteado.  

Mas, é importante ressaltar que para aplicar qualquer estratégia, é necessário ter um planejamento, para que assim a estratégia tenha resultados positivos.  

Vale ressaltar que a participação e a inclusão de estratégias dentro do negócio, cabe ao empreendedor decidir. Ademais, como já havíamos dito anteriormente, é necessário analisar cada negócio para ver qual estratégia mais se adequa ao empreendimento.   

Mas conta aqui, alguma dessas estratégias você já aplica no seu negócio? 

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