Roteadores: características importantes na hora da escolha

Escolher os modelos de roteadores que você leva para o seu negócio e coloca a disposição de seus clientes precisa ser algo feito com atenção. Mas, com uma infinidade de modelos no mercado talvez o seu cliente não saiba qual escolha fazer e você precisa estar pronto para o ajudar.

Ao comprar um roteador o principal é pensar nas características de segurança, velocidade e facilidade de instalação. Por isso, elencamos cinco características a serem observadas nesta escolha.

1. Número de portas

Se é necessário conectar vários computadores de uma vez, ou outros dispositivos através de cabo de rede enquanto é importante ter várias portas no equipamento. Por isso, o ideal é que os roteadores tenham ao menos quatro portas.

2. Antenas

Nem toda antena é externa, um roteador pode ter todas as antenas internas e apresentar o mesmo desempenho de um equipamento com antenas do lado de fora, isso porque o fundamental é a quantidade. O número de antenas não aumenta a velocidade da rede, mas impactam na melhoria do alcance e da estabilidade.

3. Protocolo Wi-Fi

Os protocolos mais conhecidos atualmente são o 802.11g e o 802.11n. Os modelos 802.11g costumam ser usados em ambientes domésticos por conta do seu sinal com alcance entre 50 e 100 metros e velocidade máxima de até 54Mbps. Por outro lado, os roteadores 802.11n podem atingir até 300Mbps e alcance de até 400 metros. Ele é ideal para locais grandes ou para quem precisa de alto desempenho, porém é necessário que o computador suporte esse tipo de conexão.

4. Abertura da banda

Esse é um critério importante apenas para roteadores 802.11n, os modelos Dual Band são mais eficazes, pois alternam entre a frequência 2,4 e 5 GHz, atingindo melhores resultados do que aqueles que utilizam apenas o de 2,4 GHz.

5. Configurações e tecnologias

Hoje em dia os roteadores já possuem diversas funções tecnológicas e que facilitam a instalação. É possível encontrar modelos com aplicativos e softwares que permitem ao usuário configurar o equipamento de forma simples. Além disso, verifique também se possui tecnologias alternativas de proteção e funcionalidade, como IPV6, Portas Gigabit, 4G e 5G, Filtro de Usuários, entre outras.

Acesse nosso site e confira todos os roteadores presentes no catálogo Hayamax!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *