O Dia dos Pais será comemorado no dia 8 de Agosto e assim como outras datas comemorativas o comércio deve estar preparado para o potencial aumento de volume de vendas, mas mais do que isso, preparado para atrair estes consumidores.
Seja em um estabelecimento físico ou no e-commerce é importante criar estratégias que chamem a atenção, levem o cliente até o seu negócio e que isso se converta em venda.
Vamos listar a seguir seis estratégias importantes para ajudar nas suas vendas de Dia dos Pais.
Crie expectativas
Uma forma de criar expectativas é se antecipar colocando em suas redes sociais chamadas para esta data, informando promoções futuras e fazendo posts criativos que chamem a atenção e façam o cliente pensar em ir até sua loja ou acessar seu site ao invés de ir até um concorrente.
Personalize seu comércio
Seja uma vitrine criativa e com produtos diferenciados e decoração que remetam a data em seu ponto de venda físico, ou seja através de banner em seu site e imagens e vídeos nas redes sociais, o importante é mostrar que seu comércio está pronto para a data e criar uma curiosidade. Selecione produtos que tem potencial de vendas para esta data e que são muito procurados e dê destaque a eles no site ou na loja, isso pode ajudar a tornar a decisão de compra mais fácil.
Prepare seu atendimento
Por onde você atende? Loja física, site, Instagram, Whatsapp, E-mail? Seja quais forem seus canais redobre a atenção sobre eles. Durante os próximos dias talvez aumentem a busca por informações e para esclarecer dúvidas. É importante que seu atendimento esteja preparado para responder de forma eficiente, educada e rápida, pontos que podem fazer toda a diferença na decisão de compra.
Organize seu estoque
Busque ter uma base do volume de vendas que terá nessa data, se possível se baseando no histórico do ano anterior. Também faça uma verificação do seu estoque e veja se está pronto para atender este volume, caso não esteja identifique o que precisa ser abastecido. Outro ponto interessante é ver os produtos “encalhados” no estoque e criar condições especiais para eles.
Crie ofertas e promoções
Pense em condições especiais para produtos e destaque estas ofertas em todos os seus canais. Divulgue no site, faça posts anunciando as ofertas, e em lojas físicas crie destaques com as porcentagens de ofertas, ou os preços promocionais. Lembre-se que nenhuma estratégia é mais atrativa do que condições de preços especiais, desde que sejam vantajosas e estejam anunciadas da maneira correta.
Invista no pós-venda
Mais uma vez é importante focar na qualidade do atendimento, então não deixe que o seu contato com o cliente acabe no momento que a compra for finalizada. Fidelizar é uma etapa importante no processo de compra e venda, principalmente, em datas comemorativas, com o aumento do fluxo de vendas a possibilidade de sua cartela de clientes também aumentar é muito grande. Entrega eficiente e contato com o cliente para saber se o produto chegou como esperado e a satisfação dele pode ser um diferencial.
Além destas, existem muitas outras estratégias que podem ser aplicadas em seu negócio. Conheça o seu público-alvo, tenha um histórico de suas vendas e seja criativo na hora de atrair clientes.
Seja um sucesso de vendas neste Dia dos Pais!